A maior parte das ales britânicas continua sendo consumida nos pubs, mas as vendas estão em queda há anos e muitos pubs fecham as portas todos os dias na Gra-Bretanha. A CAMRA vem realizando um lobby muito bem sucedido junto ao governo britânico buscando implementar medidas que estimulem o consumo consciente de cerveja e a preservação dos pubs. Um dos maiores desafios do setor é combater a venda de cervejas por preços abaixo do custo nas grandes redes de supermercados, que segundo a CAMRA prejudica financeiramente os pubs e estimula o consumo abusivo do álcool.
Mas não há duvida de que o melhor lugar para saborear um autentica ale britânica é um pub. Os melhores pubs se destacam não somente por oferecerem uma ampla variedade de ales, mas principalmente por sua habilidade de servir as real ales em perfeitas condições. Ao contrario das cervejas industrializadas servidas em kegs, as autenticas real ales exigem atenção e muito cuidado dos "cellarmen", profissionais responsáveis por preservar todas as qualidades dessa bebida.
Nos próximos posts apresento uma série de pubs que visitei durante minha viagem a Inglaterra. Cada um tem seu estilo e atrativos, mas em comum tem o fato de serem locais perfeitos para se conhecer mais a fundo a cultura e o estilo de vida ingleses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário