20/12/2010

Cervejaria Farmer Ales

Fui recebido por essas duas figuras na minha visita a cervejaria Farmer Ales, em Maldon. Havia combinado tudo antecipadamente por email e após alguns "tropeços" do GPS conseguimos encontrar o lugar.
A cervejaria é minúscula e um pouco bagunçada, mas a paixão deles por produzir cervejas é enorme. Fiz um tour minucioso pelas instalações e não economizei nas perguntar tecnicas, todas respondidas prontamente pelo Fez, o cervejeiro.
O Fez também trabalha numa cervejaria chamada Crouch Vale, proxima dali, que faz uma cerveja chamada Brewers Gold, disparado uma das melhores que provei durante a viagem. Ele até ligou pra lá tentando arrumar uma visita, mas a cervejaria estava fechada naquele dia.


Após essa visita ficou claro que a cerveja faz parte da cultura britanica, assim como o vinho para os franceses. Ao contrario de grande parte do mundo, aqui cerveja não é vista como um produto industrial, produzida em escala monumental com recursos altamente tecnologicos. Aqui valoriza-se a produção e consumo locais, cervejas produzidas de maneira laboriosa e tradicional, em pequena escala.
Praticamente 80% da produção da cervejaria é consumida a poucos metros dali, num pub local. O dono do pub nos disse que desde que começou a vender as cervejas da Farmers o movimento aumentou consideravelmente, beneficiando a economia local. Talvez seja esse o modelo ideal, economica e ambientalmente: produção local, consumo local.
Num Brasil com dimensões continentais, faz todo o sentido, não faz?


Nenhum comentário:

Postar um comentário