Outro templo da cerveja na Bélgica, é na abadia de Notre-Dame de Scourmont que são produzidas as lendárias Chimay Rouge, Triple e Bleue.
É difícil imaginar que num lugar tão calmo e bonito, que parece parado no tempo, existe uma cervejaria de porte considerável produzindo cervejas que viajam o mundo todo.
A Brasserie não é aberta para visitações, mas o pátio interno, bem como a capela, são muito bonitos e podem ser visitados.
Mas é a algumas centenas de metros, na estrada que passa em frente a abadia, que se percebe a magnitude da paixão despertada por essas cervejas.
O Auberge de Poteaupré é o bar oficial da Chimay, com um lindo salão onde turistas do mundo inteiro param para degustar as cervejas.
O atendimento é muito bom e existe uma enorme lista de sugestões de harmonização com as cervejas.
Optamos pela mais completa, que inclui todas as cervejas e os queijos, excelentes, também produzidos na abadia.
A Chimay White (tripel) e Red (dubbel) são boas e merecem a fama, apesar de não serem, na minha opinião, os ícones em seus estilos.
A Chimay Blue é muito encorpada e saborosa, mas precisa de um tempo na garrafa para ganhar complexidade. Não se destacou na nossa degustação, mas terá a chance de se redimir. Trouxemos para casa uma garrafa da Grand Reserve Vintage 2008 que passará alguns anos na nossa adega para então nos surpreender!
O grande destaque da degustação foi a Chimay Speciale Poteaupré, uma cerveja especial produzida pela Chimay e encontrada somente aqui no bar oficial.
A Poteaupré tem 4,5% de álcool, coloração amarelo palha e alta carbonatação, com um sabor de trigo destacado e notas fenólicas e condimentadas muito agradáveis. Muito boa, refrescante e com bom drinkability.
Repetimos a dose e valeu a visita!
Bruno,
ResponderExcluirtambém sou um amante da cerveja, além de homebrewer, e estava aqui pesquisando sobre as trapistas e planejando a minha viagem pra Bélgica, quando encontrei o seu blog. Gostaria muito de trocar algumas informações com vc sobre a sua viagem. Podemos nos comunicar por email? Como eu não encontrei o seu email no seu perfil, peço que anote o meu aí e me escreva quando puder.
Abraço,
Marcos.
marcos.daniela@ig.com.br