07/10/2009

Dubuisson - drinkability perigoso!

Saindo da Ellezelloise, fomos direto para a Brasserie Dubuisson, onde tínhamos um tour agendado. Aqui são produzidas as famosas cervejas Bush, de elevado teor alcoólico.
Fomos recebidos por um simpatissíssimo guia que ficou muito entusiasmado ao saber da viagem que estávamos fazendo. Após assistir um vídeo apresentado toda a história da cervejaria, iniciamos o tour pela adega onde preciosidades como Bush de Noel Premium, Bush Prestige e Bush de Nuits ficam maturando em barris de carvalho.



A cervejaria funciona com equipamentos centenários em perfeitas condições.


Essa é a adega onde ocorre o processo de refermentação nas garrafas. A temperatura é controlada ao redor de 20ºC, permitindo um condicionamento mais rápido e homogeneo da cerveja.

Tanques de fermentação. Aqui são fermentadas as cervejas da marca, a maioria com mais de 10% de álcool.


Talvez a característica mais especial da Dubuisson seja sua cepa de levedura, que permite produzir de forma consistente cervejas de elevado teor alcoólico. Na maioria das cervejarias, a levedura deve ser descartada após uma fermentação como essa, já que o stress sobre as células é muito alto e uma nova propagação apresenta riscos para a qualidade. A cepa da Dubuisson está adaptada a essas condições e pode ser reutilizada sem efeitos negativos para a qualidade.

As cervejas são de excelente qualidade, marcadas por um drinkabitily assustador para cervejas desse teor alcoólico!

- Cuvée des Trols: com 7% álcool, é a cerveja "leve" da marca, voltada para o público jovem, com notas cítricas (laranja) muito pronunciadas.
- Bush Blond: 10,5% álcool, dourada e brilhante (é filtrada), sabor muito limpo e agradável, com lúpulo floral em destaque. Tem o drinkability de uma boa Pilsen ... cuidado!
- Bush Ambrée: 12% álcool, é uma barley-wine estilo inglês, cor muito bonita, muito equilibrada. Não parece ter nem a metade do teor alcoólico indicado... mas também não tem a complexidade dos autênticos barley-wines.

E o dia ainda não acabou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário